Trajetória

O Colégio Arnaldo foi fundado em 1912 por determinação do Conselho Provincial, reunido em Juiz de Fora, cidade essa que já contava com um colégio da Congregação do Verbo Divino.

Para o início dos trabalhos, a Congregação alugou um imóvel em Belo Horizonte, na Rua Timbiras, 1.505, quase esquina com a Rua da Bahia. Eram trinta alunos.

Nos anos seguintes, em um terreno cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte, que receberia a Feira Permanente de Amostras, iniciaram-se as obras do novo colégio com o intermédio do senador Bernardo Monteiro.

Em 1930, mais de 1200 alunos estavam matriculados no Colégio.

Ainda na década de 30, o Colégio Arnaldo era o único, entre as instituições privadas de ensino em Belo Horizonte, que não discriminava os filhos de pessoas negras, recebendo todos para o ensinamento, conforme relato do ex-aluno e professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Raimundo Cândido.

Nos anos 1940, preocupado com aprimoramento de suas práticas escolares, o Colégio iniciou a instalação do Museu de Mineralogia, sendo ampliado anos depois juntamente como museu de Ciências Naturais.

Em 1953, foi construída a piscina de forma “suspensa” para as práticas esportivas, a primeira da cidade de Belo Horizonte.

O Colégio Arnaldo teve personalidade jurídica própria no período de 20/9/1961 a 17/6/1963, data em que a Sociedade Civil Colégio Arnaldo foi dissolvida, voltando o Colégio a ser filial da Sociedade Propagadora Esdeva.

No começo dos anos 1970, até então escola exclusiva para meninos, o Estabelecimento passou a aceitar meninas em seu quadro discente, que participavam de todas as atividades educacionais, inclusive as esportivas.

Atualmente, o Colégio Arnaldo conta com mais duas unidades.

Uma, localizada no Bairro Anchieta. Sua história remonta ao Colégio Arnaldinum São José, que se originou do seminário próprio da Congregação do Verbo Divino que, em 1948, buscava um formato menos fechado para a formação de futuros missionários (SOCIEDADE DO VERBO DIVINO, 2000.).

A outra unidade localiza-se no bairro Santa Efigênia, na Praça Floriano Peixoto. Denominada Colégio Arnaldo Centro Educacional Coopeder, passou a existir desde janeiro de 2021, a partir de uma parceria firmada com a Cooperativa de Consumo dos Servidores do DER/MG.

É uma unidade especializada em Educação Infantil e a única a oferecer o Berçário com atendimento a partir dos 6 meses de idade.